Home
Gerência de Empreendimentos
Conceito

Introdução

As necessidades de informação no acompanhamento de projetos e obras variam bastante com o tipo de empreendimento, com a fase do empreendimento e com o estilo gerencial dos responsáveis.

Há inúmeras ferramentas ditas de Controle de Projetos (como MS Project, Primavera, ....) baseadas em técnicas de caminho crítico e de nivelamento de recursos, que são excepcionalmente úteis na fase de planejamento mas que não atendem satisfatoriamente na fase de acompanhamento.

O acompanhamento requer um estrutura flexível de base de dados, que possa ser customizada para as necessidades de cada projeto, que possa ser compartilhada por usuários interligados via rede local, Email ou web, e que possa também usar equipamentos portáteis (Palm Pilot e Notebooks) sem perder a sincronização dos dados.

As soluções usuais de gerenciamento de bases de dados (Oracle, Sybase, DB2, SQL Server ou mesmo MS-Access) têm todas as funcionalidades para estruturação de dados para os mais variados tipos de sistemas de informação mas requerem desenvolvimentos de custos e prazos elevados para atender as necessidades específicas de cada aplicação. Adicionalmente, são ferramentas que requerem assistência profissional de programadores mesmo para pequenas modificações e ajustes.

Tais condicionantes tornam normalmente inviável a utilização dos gerenciadores convencionais de bases de dados e de sistemas corporativos para atender à dinâmica de informações no gerenciamento de projetos e obras.

O software Commence possibilita uma solução prática e econômica, com plenos recursos de groupware, rápida implantação e fácil domínio pelos usuários. Se complementado pelo Allure, o Commence também viabiliza integração com a web possibilitando que consultas e atualizações sejam feitas via web browsers.

O Commence e o Allure são produtos de última geração que implementam conceitos como workgroup, workflow, e web applications.

Usos Típicos

  • Commence: utilizado na gerência de empreendimentos, de contatos e de documentação, em centros de atendimento a clientes, na automação de vendas, em Customer Relationship Management, etc.
  • Allure: utilizado em websites de acompanhamento de projetos, de recrutamento e seleção, de eventos (palestras e seminários), de atendimento a clientes, de serviços de consultoria via web, etc.
Página gerenciada pelo CityDesk - 23/03/2006