Um dos grandes benefícios que a moderna tecnologia de informação pode proporcionar às empresas são os chamados sistemas colaborativos, também conhecidos por sistemas de "Colaboração On-Line . Um sistema colaborativo nada mais é do que um software que oferece diversas funções relacionadas com o trabalho em grupo, gerenciamento de documentos, fluxos de trabalho e gerenciamento de conhecimento. Um sistema colaborativo permite que um grupo de trabalho, mesmo disperso geograficamente, possa trabalhar em conjunto e comunicar-se de forma efetivamente, compartilhando documentos e executando fluxos de trabalho ou processos de negócio. A figura abaixo mostra quais são os pilares da Colaboração On-Line:

Um sistema colaborativo ideal deve oferecer o seguinte conjunto de facilidades:
- Repositório de documentos com controle de acesso e controle de revisões.
- Fluxos de trabalho (Também conhecidos como processos de negócio).
- Notificação automatizada por e-mail.
- Fóruns de discussão.
- Agenda
- Acesso universal ao grupo de trabalho independente da localização física de seus componentes.
Colaboração On-Line e Gestão de Projetos Projetos exigem sistemas de colaboração on-line. Qualquer projeto gera muita documentação e necessidade plena de comunicação entre os membros da equipe e demais intervenientes do projeto. Sem um sistema colaborativo, o trabalho com projetos torna-se árduo e complexo. Veja abaixo algumas empresas que utilizam sistemas colaborativos no Brasil:
Alstom, Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A., Lucent, Método, Odebrecht, Engenharia e Construção, Promon Engenharia, Vésper, Voith Siemens.
|